Sinta o poder do seu estado de presença!
Nossa mente fica funcionando o tempo todo, não para nunca e muitas vezes somos levados emocionalmente nesse caminho mental incessante.
Por um momento preste atenção em seus pensamentos, como se você fosse decorar uma sequência para depois contar a alguém o que foi que você pensou.
A nossa presença consciente acompanhando o pensamento por um tempo faz com que este perca o seu poder dando um espaço para “mente vazia”. Encontramos dessa forma uma conexão interior e uma sensação de presença ou de inteireza.
Viver no presente é uma profunda transformação da consciência. O “agora” é um lugar onde os problemas criados pela nossa mente não existem, levando a uma profunda serenidade.
Mas como podemos perceber para onde vai a nossa mente quando não está vivendo o momento presente?
Ela pode estar perdida no passado, ou divagando pelo futuro… pode estar perdida em crenças limitantes sobre nós mesmos, ou nas histórias dos outros e de situações de vida. Identificar para onde vai a sua mente quando não está focada no presente pode ajuda-lo muito a se livrar de uma série de pensamentos que não ajudam em nada.
Sustentar a cada instante o saber a respeito do seu estado interior, percebendo as emoções que se manifestam é uma forma de ficar longe do julgamento. O julgamento cria separação e serve ao ego de modo a confundir a pessoa sobre quem ela é de verdade. Ser essa consciência presente que se desloca acolhendo aquilo que é, cria um espaço de presença amorosa que permite a todas as coisas e pessoas serem como são.
Quando você para de se identificar com a mente e suas posições mentais, fica aberto ao momento presente e ao que a vida oferece a cada instante, começa a se tornar aberto a criação da sua própria realidade partindo de centro de consciência e amor e não mais a partir de crenças limitantes e condicionamentos. O amor é a verdadeira natureza humana que se manifesta plenamente quando damos a ele esta chance.
Por mais um momento preste atenção em seus pensamentos, e perceba que muito antes destes pensamentos existe uma presença amorosa da sua essência que responde pela vida que há em você.
Este despertar requer uma prática e dedicação iniciais, uma vez que estamos condicionados a permitir que a vida flua através de uma identificação constante com nossos pensamentos.
(Nota: Este texto foi inspirado no trabalho sobre “O Poder do Agora” de Eckhart Tolle e sobre “A Mandala do Ser” de Richard Moss).