Relacionamentos podem ser duradouros! Mas será pra vida toda?
Como fazer para ser feliz mantendo um relacionamento afetivo para vida toda?
O que um relacionamento afetivo (namoro, união ou casamento) proporciona pra você de maior e mais importante? Muitas coisas, não é mesmo? Companheirismo, cumplicidade, amor, alegria, amizade, sexo, paixão, uma vida a dois, uma família, confiança, alguém com quem compartilhar cada momento, etc.
Antes, as pessoas não suportavam a ideia de separar e continuavam juntas mesmo que já não tivesse mais nada de bom, mesmo que na prática fosse um tormento.
Mas agora é muito comum as pessoas se separarem quando não encontram mais na relação aquelas razões, maiores e mais importantes, que motivaram a união. Agora o que é fixo é o desejo de ser correspondido e não mais necessariamente aquela mesma pessoa pelo resto da vida.
Quando alguém começa uma relação, é muito mais sensato pensar que pode não durar para sempre. Compreender que se em algum momento não atender mais às expectativas, então será hora de separar.
Entender o relacionamento como algo em constante mudança, sem garantias de futuro e que necessita ser “cuidado” a cada dia é um bom começo para uma relação duradoura.
As pessoa mudam com o tempo, o que torna o desafio de manter-se unido ainda maior. Agora imagine um relacionamento onde você diariamente conquista o amor da pessoa amada, e que diariamente essa pessoa conquista o seu amor, de modo que ambos vão evoluindo juntos, percebendo as mudanças um do outro, atentos ao que cada um anseia.
A consciência das expectativas é muito importante para um relação contínua e duradoura. Se você sabe que cumplicidade é importante, por exemplo, e tem claro para si o que indica que a cumplicidade existe, fica fácil de conversar a respeito se em algum momento perceber que ela diminuiu.
O que faz a vida ser tão apaixonante é que ela não é um jogo com respostas prontas. E os relacionamentos envolvem duas ou mais vidas, o que faz com que não existam respostas únicas.
Pense o que você acha importante ter para que um relacionamento seja feliz e converse sobre isso com quem te acompanha na jornada da vida.