Vestibular e Concurso – Âncoras, use-as a seu favor.
O nosso cérebro adora estabelecer conexões. É comum escutarmos uma música e lembrarmos de uma pessoa com quem estivemos. Ou sentirmos um cheiro e lembrarmos de algum evento. Ver o rosto de alguém e lembrar de uma pessoa parecida.
Estas conexões também acontecem quando estamos estudando.
Assim, para recuperarmos informações mais facilmente podemos propositalmente estabelecer essas conexões, que em PNL são chamadas de âncoras.
Uma pessoa que costuma estudar ouvindo música pode, para estudar uma certa matéria, ouvir sempre a mesma banda. Na hora da prova, lembrar das músicas irá auxiliar a lembrar da matéria. Outra pessoa que gosta de fazer quadros dos assuntos pode associar cada matéria a uma cor específica. A própria imagem do professor e da lousa funcionam como âncoras.
Verifique qual a sua maneira de aprender e descubra quais associações podem ajudá-lo a lembrar da matéria. Escolha alguma coisa fácil e simples e experimente o quanto essa âncora é eficiente. Faça o teste, verifique e aperfeiçoe ou mude sua âncora se necessário. Quanto mais você utilizar a mesma âncora ao estudar, mais ela ficará reforçada e mais dará resultado.
Algumas âncoras já são naturais, ou seja, já estão aí a sua volta e você pode simplesmente passar a usá-las de maneira consciente.
Imagine uma pessoa que toda vez que decora uma fórmula olha para um determinado quadro na parede; esse quadro passa então a funcionar como uma âncora visual para ela.
Quais são as âncoras que você já usava e nem sabia? Que tal estabelecer mais algumas e aproveitar sua capacidade natural de estabelecer conexões para ir muito bem no exame?