A emoção na hora da PROVA!
É verdade, você estudou e se preparou muito para esse dia. Sofreu muita pressão durante um bom tempo. Você quer muito ter um excelente resultado, sua vida e seu futuro dependem bastante disso. Tem muitas pessoas que estão com grande expectativa em você.
Mas todos esses pensamentos não ajudam em nada no dia da prova.
Essas emoções estão ligadas ao “futuro”. Esse “futuro”, importantíssimo, foi o que o levou a esse momento. No entanto, na hora do exame, na hora de responder às perguntas da prova, o “presente” e o “passado” é que contam. O “passado” refere-se a tudo que você estudou e aprendeu e o “presente” diz a você para responder uma pergunta de cada vez. Nessa hora, esqueça o futuro!
Idéias de “e se…”, são as que mais atrapalham. E se a prova for difícil? E se eu não passar? E se não der tempo de responder todas as questões? E se…?
Esqueça os “e se…”, eles vem acompanhados de uma ideia que não ajuda nada de “tenho que” ir bem na prova. Troque essas perguntas por uma afirmação, que demonstra sua vontade e confiança: – “Eu estudei e vou responder as questões uma a uma, fazendo o meu melhor.”
Dessa forma, você muda sua postura; ao invés de ter uma “esperança” que é uma atitude passiva, você passa a ter um envolvimento ativo de “determinação”: – “Eu estudei, eu quero fazer a prova, eu estou aqui e por isso eu posso responder as perguntas e ir bem.”
Essa não é mais a hora de se preocupar, é a hora de ter tranquilidade para fazer uma excelente prova. Se estiver muito agitado, diminua um pouco o seu ritmo interno prestando atenção à sua respiração. Concentre-se nela e acompanhe-a por alguns minutos percebendo que o seu ritmo diminui. Essa também é uma boa maneira de se concentrar caso esteja disperso. Trazer a atenção para o corpo e para respiração é uma ótima forma de ficar mais focado, de estar mais presente.
Com determinação e confiança e com sua atenção no presente fica muito mais fácil de fazer uma excelente prova.