Como acessar a solução dentro de si!
Uma das coisas mais simples que as pessoas se esquecem quando estão diante de um problema, são os seus próprios recursos internos!
Existem algumas frases que nos dão essa dica:
– A solução para todos os problemas está dentro de nós.
– O problema só vem para quem tem condições de lidar com ele.
– Nós temos dentro de nós todos os recursos que precisamos para lidar com os problemas na vida.
– Todos somos fonte de uma mesma criação e somos um fractal dessa mesma energia criadora, possuindo todas as mesmas capacidades dessa criação.
– Sua capacidade é do tamanho da sua crença. Acredite que pode resolver e você resolve.
Mas, como fazer na prática?
A ideia aqui é bem simples, são três etapas:
1) Reconhecer e aceitar que o problema existe.
Muitas vezes não resolvemos alguma coisa porque não olhamos de frente para essa coisa.
Certa vez uma empresária veio ao meu consultório para melhorar a sua vida financeira, mas não fazia ideia do quanto devia, não queria ver. Tinha medo de olhar seu saldo no banco, tinha medo de somar as dívidas no cartão, fugia do advogado para não descobrir de quanto seria a causa trabalhista.
É preciso querer ver as evidências, reconhecer o que é, aceitar!
2) Dissociar.
Dissociar significa separar-se do problema, se colocar de fora do problema, olhar para o problema como se ele fosse de outra pessoa. Liberar as suas próprias emoções do problema.
Para fazer isso você pode sentar-se em uma cadeira e pensar bem no problema, em seguida levantar-se deixando o problema na cadeira, como se fosse possível a você se separar do problema e deixar que ele fique ali, na cadeira.
Então, vá dar uma volta, faça uma caminhada de meia hora, faça um exercício, entre em meditação, mude de foco o seu pensamento ou simplesmente vá fazer outra coisa. Dessa forma, você se dissocia do problema e se prepara para o próximo passo.
3) Entrar em contato com seus recursos internos.
Quando você já encarou o problema (reconheceu e aceitou) e já se dissociou dele, você está pronto para entrar em contato com seus recursos internos. É quando surgem novas ideias e soluções, percepções de novos caminhos, propostas diferentes. Muitas vezes a pessoa apenas relembra uma ideia genial que ela já teve e que deixou passar.
Para fazer isso, basta fazer um pequeno relaxamento, acompanhar por um tempo a sua respiração e entrar em contato com o seu centro de vida, sua luz interior, ou como muitos gostam de chamar o seu “sábio interno”. Lembre-se de momentos da sua vida de grande sabedoria, momentos que você encontrou soluções para problemas seus ou dos outros. Conecte-se com aquele momento como se fosse agora e perceba as suas qualidades, características, estratégia e capacidades. Relembre suas experiências, o que já teve que passar, as coisas que resolveu e tudo que enfrentou para chegar até esse momento da sua vida.
Uma vez que você faz isso, está pronto para voltar até aquela cadeira, onde tinha deixado o problema, olhando para ela de longe, vendo um “você” ali com esse problema. E então a partir daí você pensa novamente no problema e se permite sonhar, sonhar que você já tem a solução. Como se você pudesse resolver esse problema agora mesmo: – Dê um conselho ou uma dica ou a solução para aquele você, sentado na cadeira e que está envolvido com o problema.
Experimente, veja que resultados você consegue, e saiba que sempre poderá contar com uma sessão de Coaching para questões mais complexas. No trabalho de Coaching eu ajudo a pessoa a ir além desses três passos. Afinal, todo mundo merece ser feliz!