Independência ou Liberdade Financeira?
Sonhamos em ficar ricos, em ter muitas coisas, viajar para onde quiser, não precisar trabalhar e viver a vida de férias! Mas, o que queremos realmente e como fazer para estabelecer um bom objetivo financeiro.
Podemos chamar de Independência Financeira quando uma pessoa não depende do trabalho para ter o seu dinheiro. É o caso de uma pessoa que tenha feito bons investimentos financeiros e que vive da renda desses investimentos. Sejam eles de imóveis alugados, aplicações financeiras, participação em empresas ou outros.
Podemos chamar de Liberdade Financeira quando uma pessoa está livre em relação a dinheiro para fazer o que quiser. O que ela ganha é suficiente para fazer tudo que tem vontade e para sobrar, de modo que ela tenha sempre mais a sua disposição.
Em ambos os casos precisamos quantificar quanto uma pessoa precisa para viver e quanto ela precisa para viver com liberdade. De quanto você precisa?
Um objetivo excelente é aquele que depende de você para ser alcançado e não de outras pessoas, que é factível, que pode ser determinado dentro de um prazo razoável e que você tenha condições de dar os primeiros passos.
Se o seu objetivo for grande demais ou difícil demais, pode acontecer de você desanimar.
Então, trace o seu objetivo financeiro, por exemplo, em um ano sair das dívidas, em dois anos ter um investimento que gera um retorno. Em algum tempo ter independência financeira, em um tempo maior ter liberdade financeira.
Quando você estabelece um objetivo e tem um plano para alcançá-lo, você consegue fazer as ações iniciais nessa direção. Vendo os primeiros resultados você se motiva a continuar e sabendo que pode, aumenta ainda mais sua autoconfiança e os seus passos se tornam mais largos.
O que você está esperando para começar?