Currículo tem perna e vontade própria!
Eu costumo dizer nas sessões de Coaching para quem busca emprego, que currículo tem perna e vontade própria, você envia ele para um lugar, mas ele não fica só lá, vai também parar em outro lugar. Muitas vezes a pessoa é chamada para uma entrevista em uma empresa para onde ela não enviou nenhum currículo, mas que foi parar lá de alguma forma.
Imagine como se você fosse três pessoas:
– Uma delas é a que envia currículos, que não pensa, simplesmente envia um monte de currículos para todos os lados.
– Uma outra você apenas faz entrevistas, assiste entrevistas na internet, responde as mais variadas perguntas que podem surgir em uma entrevista, e que também não avalia se o emprego é bom ou não. Quanto mais entrevistas fizer melhor, mais preparada estará para passar em entrevistas e mais natural vai ficar. Quando eu digo para não avaliar, é porque já vi acontecer casos em que uma pessoa foi para ser entrevistada para uma determinada vaga e acaba sendo indicada para outra vaga melhor dentro da empresa. Se não tivesse ido na entrevista nunca poderia saber. Então uma regra, nunca perca uma entrevista, não importa qual seja, se a empresa chamou é porque aposta em você.
– E a terceira você, essa sim, quando passar e for chamada, deverá avaliar se quer trabalhar nessa empresa, se a proposta e boa e se as condições são adequadas.
Saiba o que você quer e tenha claro na sua mente por que e para que quer trabalhar. Isso ajuda muito no direcionamento do seu objetivo e na concretização do resultado.
Acreditar em si mesmo permite que outras pessoas também acreditem em você.
– Quantos empregos você precisa? “Apenas um” não é mesmo? Então pense que existe uma empresa que precisa de você para “uma” vaga específica, e que o processo de enviar currículos e se candidatar é para que essa empresa encontre o profissional certo para trabalhar nessa vaga: Você!