EXPECTATIVAS, AJUDAM OU ATRAPALHAM?
Nós estamos o tempo todo querendo alguma coisa, temos expectativas sobre tudo ao nosso redor! Temos expectativas sobre a vida, sobre as pessoas, sobre a empresa, sobre o trânsito, sobre a política, sobre o nosso humor, sobre o tempo, sobre o futuro, etc.
Quando criamos muitas expectativas de alguma forma estamos dizendo como queremos que as coisas sejam e o que deve acontecer e ao mesmo tempo estamos nos fechando para possibilidades diferentes.
Quando vivemos o “agora” estamos ao contrário livres de expectativas e muito mais abertos ao que pode vir ao nosso encontro.
A expectativa é a base da frustração.
Por outro lado a aceitação de tudo o que nos acontece, de tudo que vem até nós é uma ótima forma de lidarmos com os acontecimentos. Muitas vezes o sofrimento vem da falta de aceitação daquilo que é! Falta de aceitação da situação em que nos encontramos.
Isso não quer dizer que não podemos fazer nada para mudar, mas é muito mais fácil mudar quando aceitamos.
Então eu proponho um exercício de quatro passos:
1 – observe as suas expectativas e verifique o quanto elas te ajudam e criam uma emoção positiva para você ou o quanto elas atrapalham, trazendo falta de flexibilidade e falta de felicidade.
2 – observe tudo que acontece ao seu redor e acolha, sem questionamentos, sem esperar que seja diferente.
3 – escolha quais as ações que julga necessário fazer diante da situação que você acolheu. Fazer a sua parte é necessário! Não adianta esperar que as coisas caiam do céu. Então, parta para ação, mas lembre-se de que nem sempre as coisas se desenrolam como você gostaria
4 – viva no agora fazendo uma leitura do cenário a cada momento e vá corrigindo a sua rota.
Preparar-se para as situações é muito importante, mas, preparar-se para surpresas, adaptando-se rapidamente a elas também faz parte da vida.
Assista também esse VÍDEO que fiz sobre expectativas e frustrações.