A coragem do líder de si mesmo!
Por Paul Sanner
Quais são as qualidades que um líder precisa ter?
Um líder precisa ter metas claras e uma boa ideia do caminho e das estratégias que serão usadas para chegar nelas. Com uma visão ampla de todo o processo do ponto de vista de recursos disponíveis e necessidades, como por exemplo, sistemas de informação, finanças, prazos e meios físicos.
Um líder precisa ser congruente, ter ética e valores que possam ser compartilhados pela equipe. Além disso precisa também conhecer muito bem a equipe que tem, as qualidades e habilidades de cada um e como motivar cada pessoa a dar o máximo de si.
Saber tomar decisões e lidar com restrições e objeções, imprevistos e problemas, levando a equipe a garantir o resultado também é muito importante. Junto a isso também é importante ter uma visão mais ampla de todo o processo aprendendo a todo momento e aproveitando oportunidades de modo a superar as expectativas.
Essas são importantes qualidades de um líder e certamente tem muitas outras de acordo com os diversos contextos de liderança. Podemos por exemplo imaginar um contexto onde você é o líder da sua vida. O projeto tem como objetivo alcançar algumas metas que juntas te trarão um senso de realização e felicidade. Sua equipe ou recursos são seu corpo, sua mente, seus aprendizados, suas emoções, suas ações e comportamentos, seus próprios recursos financeiros, tudo o que você tem, sua fé, suas crenças pessoais e as pessoas que colaboram com você para que sua meta seja alcançada.
Proponho algumas perguntas de auto conhecimento para se avaliar e perceber pontos onde poderá melhorar:
1 – Você sabe qual a sua meta? O que você quer alcançar que vai te dar um sentido de realização e felicidade?
2 – Como você pretende alcançar esse resultado? Quais suas estratégias?
3 – O que você tem para ajudá-lo? (informações, meios físicos, recursos financeiros, tempo, pessoas, etc.)
4 – O que você acredita que te ajuda? O que você acredita que te atrapalha?
5 – Quais são os valores pessoais que norteiam as suas ações?
6 – Quem são os diferentes “Eu sou” que contribuem no processo? (Exemplos: – Eu sou corajoso. Eu sou Professor, sei ensinar. Eu sou dedicado. Eu sou empreendedor.)
7 – Como cada “Eu sou” pode ser utilizado durante o processo? (É como se fosse uma equipe interna).
8 – Como você faz para tomar decisões? Qual a sua estratégia para decidir?
9 – Como você lida com imprevistos, problemas, objeções e restrições?
10 – Quanto você está aberto a aprender?
11 – Você tem uma visão mais ampla e aproveita novas oportunidades sem se desviar do caminho?
12 – De 1 a 10 quanto você está realmente comprometido com você?
Para ser um excelente líder é necessário coragem de olhar para si mesmo e perceber os pontos que vão bem e aqueles que não vão bem. Algumas coisas você poderá resolver por si mesmo, outras é natural que você precise de ajuda. Se for o caso, você pode entrar em contato e agendar uma sessão. O papel do Coach é de servir como recurso em um momento onde a pessoa reconhece pontos com os quais tem dificuldade de lidar.
Ser um excelente líder de si mesmo requer uma prática diária, vontade, dedicação e principalmente consciência!