LIDAR BEM COM AS DIFERENÇAS É UM BOM COMEÇO!
Por Paul Sanner
A tecnologia tornou o mundo menor e nos aproximou fazendo com que tenhamos muito mais contato com pessoas diferentes de nós. Outras culturas, diferentes religiões e crenças. Homens e mulheres que falam outro idioma, que tem novas formas de cumprimentar, de se vestir e de se situar socialmente. A Terra tem cada vez mais seres humanos, e cada vez mais somos confrontados com valores distintos dos nossos.
Cada pessoa tem a sua história, os seus aprendizados, o seu ponto de vista. Cada um sabe o que é melhor para si, o que gosta e o que não gosta. Cada indivíduo é único, exclusivo e fantástico! E cada um contribui do seu jeito para a criação do universo em que vivemos.
Então qual será o caminho para lidarmos com tantas diferenças? Seria a melhor opção doutrinar os outros para que se enquadrem no que acreditamos ser correto, para impor nossa verdade? A história da humanidade, envolvendo economia, política e religião nos mostra que esse caminho é contrário à paz, contrário aos direitos humanos e contrário ao amor.
Então que tal olhar para as pessoas com acolhimento? Que tal permitir que cada um seja como quiser ser? Aceitar o outro não implica em você ser semelhante a ele, aceitar o outro implica em se aceitar plenamente. Que tal olhar para si mesmo e escolher se tornar aquilo que você quiser, sem os julgamentos e as limitações impostos por padrões?
Quanto mais somos autênticos e distintos uns dos outros, mais rico é o mundo. Amor ao próximo e amor por si mesmo começa assim com aceitação e respeito pelo que é diferente.