ESTADO EMOCIONAL
Por Paul Sanner
Ter controle sobre o seu estado emocional é de grande ajuda em muitos momentos. Mas para conseguir determinar suas emoções é preciso ter poder sobre elas.
Quando, por exemplo, dizemos que alguém nos irrita estamos dando a essa pessoa o poder de nos irritar. Ao invés disso podemos substituir a frase por “Eu me irrito com essa pessoa”. Neste último caso, sou eu que tenho o poder de me irritar.
Quando você entende que tem o poder sobre suas emoções, então você passa a ter o controle. Mas como exatamente controlar as emoções?
Um estado emocional pode ser caracterizado pelo conjunto de três coisas, são elas:
1) Pensamentos e ideias, que estão relacionados com o seu foco mental.
Por exemplo, você pode estar pensando que o dia está horrível ou pensando que o dia está maravilhoso, independente da cor do céu.
2) Frases e palavras, que estão relacionados com o que você diz para você mesmo ou com o que você ouve dos outros.
Por exemplo, a frase pode ser, hoje está difícil ou hoje vai dar tudo certo.
3) A sua fisiologia. Isso diz respeito ao seu corpo, a sua postura, respiração, movimento dos olhos e movimento do corpo.
Por exemplo, você pode estar com a respiração presa, cabeça baixa olhando para o chão ou pode estar com a respiração fluida, cabeça erguida e sorriso no rosto.
Estes três elementos, foco de pensamento, frases e o seu corpo são como três botões de controle remoto que você mesmo pode ajustar mudando o seu estado emocional, direcionado a sua vida de maneira positiva ou negativa.
Experimente mudar as ideias que passam pela sua cabeça substituindo ideias negativas por positivas e veja o que acontece. Experimente mudar as frases de modo a transformar as suas emoções. E experimente se colocar em uma postura favorável. Teste e veja quais os resultados que você alcança.
Talvez você não consiga fazer uma mudança muito grande em um tempo muito curto, passando por exemplo de extremamente irritado para calmo e cheio de paciência. Mas, certamente conseguirá passar de extremamente irritado para apenas irritado e em seguida para levemente irritado. Quanto mais você treinar mais fácil será criar novas maneiras de ver as situações, transformar ideias e frases e mudar o seu estado emocional.
É muito bom quando você tem inúmeras maneiras de mudar a sua fisiologia. Por exemplo, fazer exercícios, pular, cantar, dançar, tomar banho, dar risada, conversar, caminhar, se espreguiçar, correr, jogar bola, ler, escrever, brincar, gritar, meditar, relaxar, etc.
Alterar a sua respiração também é uma poderosa forma de transformar as emoções.
Proponho agora um exercício de atenção: Preste bastante atenção ao ar entrando e saíndo, e conte cinco respirações. Faça isso com muita atenção mas não precisa mudar o ritmo da sua respiração, apenas direcione o seu foco para o movimento do ar enquanto conta cinco respirações. Perceba como se sente após esse exercício.
É uma grande sensação de poder quando você sabe que pode controlar as suas emoções!