Fui contratado, e agora?
Muitas pessoas me pedem ajuda na fase de início de emprego. Novos valores, colegas e líderes, novas maneiras de se trabalhar.
Pode ser o seu caso agora, quando tudo parece um grande desafio e por ser desconhecido causa insegurança, as emoções não podem dominar a ponto de causar má impressão. Não se cobre tanto, é só o início, você não é obrigado a saber de tudo! Todo mundo começou um dia e com o tempo foi se adaptando.
Se preocupe inicialmente em conhecer as pessoas e estabelecer bons relacionamentos. Entenda exatamente o escopo da sua função e tudo o que vai precisar fazer. Reconheça o que é importante e como seu desempenho será medido para que possa focar nas coisas certas.
É comum comparações com profissionais que antes desempenharam a mesma função, não se preocupe com isso. Talvez a pessoa era muito boa e há uma expectativa de que você também seja. Ou era péssima e você não pode ser igual. Existe também a possibilidade de muitas pessoas já terem passado pelo cargo e se espera que você fique. Nada disso deve afligir, concentre-se apenas no que tem para fazer e com o tempo vai imprimir o seu próprio jeito de fazer as coisas.
Comece focando nas atividades que são mais familiares e mais fáceis. Não queira abraçar o mundo. Também não chegue querendo mudar tudo, primeiro observe, se adapte, entenda. As pessoas estão ali há muito tempo fazendo as coisa do mesmo jeito, por mais que você veja que pode ser muito melhor, precisa conquistá-las primeiro e compreender a melhor forma de provocar mudanças com o menor nível de resistência.
Você vai descobrir pontos falhos, coisas que foram deixadas de lado, assuntos que ninguém quer resolver e desorganização. Isso acontece porque quem vem de fora tem mais facilidade em enxergar. Quem está envolvido não percebe, já se acostumou, se acomodou ou está muito envolvidas nas suas atividades. Não fique indignado, anote tudo para propor mudanças em um momento futuro, quando você já estiver familiarizado.
Hoje em dia as pessoas são contratadas muito mais pela sua capacidade de aprender e se virar diante de novas situações do que para fazer aquilo que sempre fizeram e já sabem. Então use sua flexibilidade, sua criatividade e seu poder de solução. Confie e boa sorte!