Quando tudo tem que dar certo!
Muitas pessoas falam do quanto vivem estressadas, tem que trabalhar, estudar, malhar o seu corpo, cuidar da família, do seu relacionamento, dos amigos, ter tempo para atividade espiritual, lazer, tudo isso além do trânsito, das contas a pagar e dos imprevistos….
Mas eu pergunto, o quanto de todo esse estresse não é causado por si mesmo?
São três coisas que podem complicar a sua vida:
A primeira é o excesso de preocupação com a opinião dos outros. Quando tudo tem que sair perfeito, quando não pode ter nenhum feedback negativo. Será que você precisa ser tão perfeito assim para ser amado e aceito?
A segunda coisa é quando você é perfeccionista. Tem um alto nível de exigência para si mesmo, não aceita nada diferente do que foi idealizado. Você não se permite errar, não se permite fazer o que é possível, se não estiver impecável não está bom.
Acredito que algumas coisas precisam sair perfeitas, mas quando tudo precisa ser assim, acaba não conseguindo e gerando frustração. Reveja seus critérios, o que é realmente importante e o que não é.
A terceira é o medo de alguma coisa dar errado que faz com que você queira se precaver de todas as formas, gastando mais tempo e energia do que gostaria. Geralmente esse tipo de medo vem de algum trauma passado, em que algo deu muito errado e trouxe sérias consequências.
Se for esse o caso, lembre-se do que aconteceu e lembre-se também de todos os outros eventos em que tudo deu certo. Perceba que não tem a necessidade de generalizar a partir do evento ruim.
O que realmente precisa ficar perfeito, que se não for assim pode ser desastroso? E o que, não precisa de tudo isso, porque mesmo que dê totalmente errado, tudo bem?
Já temos estresse suficiente com as coisas externas, não ajuda em nada colocar um peso a mais. O ótimo é inimigo do bom, e talvez você esteja atrasando muito sua vida com todo esse nível de exigência.