É de verdade!
O seu sucesso está muito mais fácil de alcançar do que você imagina. Quem hoje consegue vencer sozinho? O mundo se transformou e com ele mudou também a nossa maneira de nos relacionarmos com as pessoas. A nova forma exige que deixemos de lado antigos padrões de competição e vitória e comecemos a usar o novo padrão de colaboração e soluções sistêmicas.
Para que isso possa funcionar é preciso abolir de vez a mentira. Somente uma comunicação corajosa e verdadeira poderá nos levar adiante, promovendo relações verdadeiras e duradouras. É necessário coragem para dizer o que quer, o que pensa, expor suas necessidades e fraquezas. É preciso verdade para, com o tempo, construir confiança. A confiança é uma troca, você tem atitudes e comportamentos confiáveis e assim cria a possibilidade dos outros também fazerem assim.
Quem mente para os outros mente para si também. Quando uma pessoa não é verdadeira com os outros ao seu redor, ela causa em primeiro lugar, um dano a si mesma. Diz o tempo todo para o seu próprio sistema que não pode mostrar quem realmente é, que não pode manifestar seus desejos e intenções, que precisa esconder, mentir, omitir e falsear. O resultado disso é que os pensamentos começam a ficar deturpados, as emoções não podem ser encaradas, os sinais do corpo físico não são mais entendidos e a pessoa não sabe mais ao certo porque faz o que faz.
Em seguida causa um dano nas relações. Gera falsas referências e expectativas que não poderão ser atendidas. Deixa de ser compreendida de fato, faz com que os outros, na tentativa de entendê-la, fiquem imaginando coisas. Uma relação assim deixa de criar confiança e se deteriora com o tempo.
Quando uma pessoa é verdadeira na sua comunicação com os outros ela também está o tempo todo checando se é isso que ela mesma quer. A pessoa se entende e diz para o seu sistema que existe um espaço para acolher aquilo que é, com verdade e aceitação. Dessa forma mostra para os outros as coisas como elas realmente são e passa confiança. Isso faz com que as pessoas, em ressonância, também sejam verdadeiras e confiáveis com ela.
Você quer que as pessoas mintam pra você ou que sejam verdadeiras e honestas?
Muitos casais, empresas e parcerias se estabelecem na base da mentira ou da omissão.
Imagina em um relacionamento de casal, quando uma pessoa fica esperando que a outra adivinhe e tenha a atitude que ela tanto gostaria de ver, e ainda por cima fica frustrada quando isso não ocorre. Ao invés de dizer que quer receber um bom dia, um beijo, um abraço, fica esperando triste por isso não acontecer. Mas a demonstração de amor da outra pessoa pode ocorrer através de palavras, fazendo tarefas que beneficiam indiretamente ou apenas estando presente.
Se não houver uma comunicação honesta esse casal vai se desentender por uma besteira. Falta apenas uma boa conversa.
Ou em uma empresa quando é prometido a um colaborador uma promoção e aumento de salário que nunca chega. Isso pode gerar frustração, desmotivação e diminuição do seu engajamento.
Talvez você me diga que a verdade muitas vezes pode causar um grande problema. Então eu pergunto: – Será que esse problema não ocorre porque a mentira já vem criando expectativas que não poderão ser atendidas?
Quando a verdade impera desde o início não há porque mentir. Consertar um mal entendido pode ser bem mais difícil do que já partir com o que é certo desde o princípi
Talvez você esteja habituado a não dizer a verdade. Acostumou-se a dar desculpas, a esconder as coisas. Aprendeu desde pequeno que para se sair bem não poderia mostrar quem você realmente era. Está condicionado a mentir.
A primeira coisa a fazer é se olhar no espelho e decidir que chega de mentiras. Reconheça os seus erros e os seus acertos e diga para si as coisas que até agora não encarava. Torne transparentes as suas verdades, crenças e opiniões. Se comprometa a não esconder mais nada de si mesmo. Faça isso todo dia, por um mês e verifique o que acontece. É libertador poder manifestar-se em toda a sua plenitude, ser quem você realmente é, sem nada a esconder.
Para iniciar uma grande mudança é preciso descobrir o ponto de partida. Olhar para os seus defeitos e admiti-los pode ser muito duro, mas se não o fizer, nunca irá melhorar, crescer e evoluir. Estabeleça uma meta de onde quer chegar e quem você quer ser. Não importa tudo o que já passou, a vida pode se renovar a partir de agora com uma atitude mais positiva.
A segunda coisa a ser feita é analisar a sua comunicação com as outras pessoas. Descubra quais são seus receios. Desconfia que será julgado ou rejeitado? Tem vergonha de ser quem você é? Tem medo das consequências que podem ocorrer se falar toda a verdade? Vão te expulsar, banir e você nunca mais fará parte desse sistema de pessoas que você tanto ama e que tanto te beneficia? Se for mesmo tudo isso então prepare-se antes para possíveis consequências, mas não abra mão de ser verdadeiro.
A mentira tinha fundamento em um mundo de competição desleal, onde cada um procurava tirar sua vantagem. O planeta terra agora ficou pequeno, é um sistema de pessoas e meio ambiente que precisam se harmonizar se quiserem continuar evoluindo. Apenas um esforço coletivo e integrado será capaz de trazer as soluções imprescindíveis. Que tal você fazer parte como aquele que ajudou nesse processo? A mudança começa a partir de você!