Diferentes visões dentro da família
O conflito está presente em todas as famílias de alguma forma, isso porque, depois de você aprender sobre os valores que já compõem o ambiente onde mora, vai descobrir um mundo de outros valores, com os quais pode se identificar e aderir para si mesmo(a).
Quando mudamos nossas referências e associamos a familiaridade a pessoas fora do círculo de consanguinidade, ou seja, fora do parentesco, estamos nos deslocando de uma zona de conforto para outra externa e, de certa forma, desprotegida ao ver das perspectivas desse grupo base.
Esse pode ser um momento de grande ansiedade e insegurança tanto para quem está saindo quanto para quem fica, por isso, é normalizado que pais e mães, ou pessoas que desempenhem papéis semelhantes, sintam-se abalados e proíbam algumas vontades dos jovens.
Mas não só a juventude…
Pessoas de várias idades são reprimidas pelo interesse de outras.
Já presenciou situações em que uma filha ou um filho parecem ter herdado o senso de proteção e não permitem de jeito algum que seus pais se divirtam e até relembrem anos passados?
Não é tão difícil nos deparar com um “cuidado excessivo”, que ultrapassa até as condições de saúde limitantes dos mais velhos.
Se pensarmos além do corpo, não só a idade limita, as crenças também.
Já sentiu vergonha de ver adultos, que supostamente deveriam se comportar como adultos, aproveitando o momento como se estivessem em sua idade?
Essas impressões negativas podem surgir porque papéis são atribuídos a quem convive com você.
Além de cuidar, o que mais a família deve fazer?
Deixar de lado a “curtição” e prender-se totalmente à responsabilidade parental?
Se você, em qualquer grau de parentesco, acha que as discussões e as brigas cada vez mais frequentes estão acontecendo por causa de ideias conservadoras que vão contra seu senso, não acha que também está sendo conservador(a) em querer que se comportem de acordo com suas crenças e valores?
Essa é uma reflexão possível durante nosso acompanhamento para que um sentido nítido seja apontado e resulte no entendimento das suas necessidades e no alcance dos seus objetivos.
Estabelecer metas a partir do que está te impedindo de seguir em frente, conhecer mais sobre si mesma(o) e buscar viver como realmente gostaria pode mudar seus hábitos e como as pessoas ao seu redor te afetam.
Você está passando por isso?
No próximo conteúdo do blog, irei te mostrar alguns pontos que podem provocar essas situações.