O que você está fazendo com a sua vida?
A vida é uma só.
Não tem ensaio.
O tempo não volta atrás.
O que você já fez não pode ser mudado.
Só importa o que existe pela frente. E isso é determinado pelo hoje.
O único tempo em que você tem algum poder de fazer alguma coisa é o agora.
E o que você está fazendo com seu “agora”?
Será que você está perdido em uma vida sem propósito? Dedicando a maior parte do seu dia a um trabalho que não faz sentido?
Talvez esse trabalho tenha sido muito importante um dia e você esteja preso a um passado de lutas e conquistas. Não se permite mudar. Ou quem sabe você simplesmente ainda não encontrou a sua verdadeira missão e, por isso, não se coloca em um novo caminho.
“O significado da vida é encontrar o seu dom. O propósito da vida é compartilhá-lo.”
(Pablo Picasso)
Algumas pessoas já sabem a missão desde criança.
Outro dia eu li sobre um garoto que, desde muito pequeno, descobriu que nasceu para ser estilista. É o que o deixa apaixonado, o que ele mais ama fazer e com excelência. Aos 7 anos já havia criado seu próprio desfile e recebido encomendas de pessoas famosas.
Mas, se esse não é o seu caso,
saiba que sempre é tempo de descobrir a sua missão.
Não faz sentido você viver uma vida de frustração, obrigar-se a trabalhar por anos em algo que não gosta e não atender ao chamado da sua alma para mudar.
Pergunte-se: qual é a contribuição que quero dar para esse mundo? O que me encantaria se eu fizesse? Como quero passar os meus dias e a minha vida?
Muitas pessoas deixam de descobrir a missão, porque, quando surge a resposta, a pessoa logo pensa em como fazer. E, na medida que ainda não sabe como mudar de carreira ou colocar a missão em prática, diz para si mesma que isso não vai dar certo.
Por isso eu gosto de separar missão de propósito
Eu chamo de missão algo grandioso e abrangente:
- promover a paz no mundo;
- acabar com a fome;
- cuidar das crianças órfãs;
- despoluir o planeta.
E chamo de propósito, o Como a pessoa faz a missão dela acontecer. Na maioria das vezes, essa atividade vai dar uma pequena contribuição para a missão maior.
- Quando uma pessoa trabalha na área de saúde, está ajudando na missão de curar pessoas.
- Uma outra pessoa pode atuar ajudando crianças órfãs em uma determinada cidade.
- Uma pessoa pode ter um projeto de despoluir um rio.
Então, primeiro descubra a sua missão, e só depois, em outro momento, pense em como vai fazer isso acontecer. Talvez você precise se preparar, estudar, fazer uma reserva financeira, se unir a outras pessoas. Talvez a vida da sua família seja impactada com a mudança e você precise negociar o melhor momento para isso. Não se afobe; o importante é que você já estará caminhando na direção certa.
Exemplo de caso
Recentemente atendi uma cliente que estava trabalhando na área do direito, como advogada. O pai é advogado, tem um grande escritório em São Paulo, e ela seguiu a mesma carreira. Essa cliente sempre teve facilidade em se comunicar, em escrever e em falar, até mesmo em público. Então, cursar direito e trabalhar na área pareceu algo natural. Mas ela não se sentia conectada de verdade.
Logo descobrimos que a verdadeira missão dela é desenvolver pessoas. Ela quer divertir e, ao mesmo tempo, ajudá-las passando mensagens importantes para a vida. Acredita que pessoas felizes tornam o mundo melhor e que as escolas e a educação devem considerar mais os dons de cada criança para que o ensino não seja algo massante, e sim algo divertido.
Só de começar a falar desse assunto já dava para perceber a empolgação dela. Atualmente, ela está em um curso de teatro e outro de pedagogia; está se preparando para uma transição de carreira.
Em outro caso, tive um cliente que descobriu que a missão dele é tornar o mundo mais justo e correto. O que combina bastante com a área do direito.
Para facilitar a sua descoberta da missão, lembre-se de tudo que já passou na sua vida, coisas boas e ruins. Lembre-se de tudo que já fez em termos de currículo profissional.
A sua missão também tem relação com seus interesses, prazeres e com tudo aquilo que faz com facilidade. Além disso, a sua missão tem relação com as transformações que você quer ver no mundo, e a contribuição que você quer dar para que essas transformações aconteçam.
“Cada um de nós tem um chamado único neste mundo. Nossa maior alegria vem quando encontramos e seguimos esse chamado.” (Oprah Winfrey)
Quando uma pessoa vive a missão, ela é muito mais feliz, mais entusiasmada. Acorda pela manhã motivada. Ela se sente realizada e não para diante dos obstáculos e contratempos. É uma pessoa que está conectada com o desejo da alma, sabe o resultado que quer alcançar e faz diferença no mundo à volta. Você merece viver assim!
Se precisar de ajuda para descobrir sua missão e colocar o seu propósito em atividade, pode contar comigo. Faremos isso em sessões de Mentoria por videochamada. É só entrar em contato e agendar!