Amor próprio é cuidar de si!
Você se ama? Como você sabe disso?
Amor próprio é algo voltado para dentro de si e não para fora! Talvez você queira nomear esse sentimento como orgulho de si ou simplesmente se sente feliz por ser quem você é.
Amar a si mesmo também pode ser gostar de suas qualidades e características. Gostar do seu corpo, das suas capacidades, da sua inteligência, do seu jeito de ser, da sua história de vida, dos seus feitos e daquilo que vivenciou.
“Eu gosto muito de entender o amor próprio como ações que você faz ou deixa de fazer em seu benefício.”
Itens para levar em consideração: saúde física, mental e emocional, beleza, liberdade financeira, capacidade de relacionamento, espiritualidade, conhecimentos sobre o mundo, alegria de viver e motivação.
E também:
– Respeitar seus valores e vontades.
– Fazer as coisas no seu tempo e com responsabilidade.
– Dar valor às suas conquistas e realizações.
– Ter comportamentos e hábitos saudáveis.
– Não depender dos outros e não se submeter a situações agressivas só para ser aceito.
– Fazer coisas que lhe dão prazer.
– Realizar seus objetivos e sonhos.
Amar a si mesmo, requer autoconhecimento e honestidade. Existem aspectos a serem trabalhados e melhorados. Outros que são um desafio na sua vida, e há ainda aqueles que não se pode mudar. Para melhorar alguma coisa em si mesmo, o primeiro passo é reconhecer a situação e acolher, com muito amor, respeito e paciência, seja o que for.
Afinal, como você vai amar o próximo com suas qualidades e defeitos se você não se acolhe com as suas próprias características e falhas?
Amar a si mesmo é um exercício diário. Vai encarar o desafio?