Os 7A’s para fluir com a vida e parar de sofrer!
Quando uma pessoa está em uma situação que lhe causa limitação e sofrimento, tudo o que ela quer é se livrar do problema.
A chance de cada um conseguir encontrar soluções está diretamente relacionada com o jeito como encara a situação. A maneira como cada um se sente é definida pela forma de pensar a respeito do que acontece.
Não adianta ficar revoltado, inconformado se fazendo de vítima, achando que o mundo é injusto e está contra você, isso não resolve nada.
São três chaves que interferem diretamente em um estado emocional: as ideias, as frases e a fisiologia. Aqui eu apresento os 7 A’s que vão ajudar a mudar as ideias, imagens e pensamentos, colocar novas frases e alcançar um novo estado emocional diante de grandes desafios.
1) Atenção
Diante de uma situação difícil é comum que os nossos pensamentos abandonem o momento presente indo para o passado, com lembranças do que deveria ter sido e não foi, do que aconteceu de ruim, do sofrimento já vivido. Ou indo para o futuro, pensando em como as coisas deveriam ser, o que pode acontecer diante de várias possibilidade. Ou ainda julgando a si mesmo e aos outros e causando ainda mais sofrimento.
Para mudar isso, foque no aqui e agora: O que está realmente acontecendo? Qual é a situação? O que você vê?
Ao fazer isso é possível reconhecer o problema no seu tamanho real, sem negar ou diminuir os fatos, sem exagerar ou aumentar o drama e assim, fica mais fácil lidar e tomar decisões mais acertadas.
2) Aceitar
Se não tem jeito, então só resta aceitar. Mas como fazer isso?
É necessário reconhecer que não existe solução, que não há nada a ser feito, que não depende de você.
Não se conformar que a situação é assim, só traz mais sofrimento.
Para aceitar, olhe para a situação e encontre uma resposta que faça algum sentido para você com relação a pergunta: – Por que as coisas são como são?
Talvez você queira enumerar as causas. Talvez queira dizer que foi azar ou que deus quis assim. Talvez prefira pensar que a vida é cheia de “altos” e “baixos” e que esse foi um momento de “baixos”. Ou queira atribuir ao acaso e definir que a vida não é justa e por isso as coisas aconteceram dessa forma. Pode pensar em uma estatística que explica a chance disso acontecer.
Seja qual for a resposta encontrada, ela precisa fazer sentido para você. Ter uma resposta ajuda muito no processo de aceitação.
Se precisar de ajuda para encontrar essa resposta, me envie uma mensagem e sabendo do que se trata posso te ajudar a pensar em algumas ideias.
3) Acolher
Acolher é mais do que aceitar, quando você acolhe, não só para de exigir que tudo seja diferente, mas também começa a olhar para a situação buscando ver o que pode resultar disso.
Novas oportunidades, alguma coisa boa, algum benefício, um desafio a ser vencido, a necessidade de sair da sua zona de conforto e desenvolver sua flexibilidade e criatividade.
É certo que quando tudo está bem há uma acomodação, não existe evolução mas sim uma resistência natural a mudanças. Toda situação traz com ela uma oportunidade de transformação, e muitas vezes conseguimos conduzir aquela parte da vida para um patamar melhor que o anterior.
A partir do momento em que acolhe, o foco deixa de ser o problema e passa a ser a sua evolução, o seu crescimento, seu próprio desenvolvimento ou transformação.
4) Agradecer
Quando você descobre todos os novos aprendizados que uma situação desafiante traz, quais os benefícios que você vai colher e como poderá sair dela muito mais fortalecido, então você está pronto para agradecer.
O exercício da gratidão transforma o seu estado emocional. Comece agradecendo pelas coisas boas que existem na sua vida, aquelas que estão indo bem. Em seguida agradeça pelas suas qualidades e características que te facilitam a passar por esse problema. Continue com gratidão pelos processos evolutivos e de crescimento pessoal decorrentes de toda a situação, que te levam a lidar com ela de uma forma melhor.
É interessante também praticar a gratidão antecipada, quando você imagina a situação já resolvida, como se a solução viesse agora e agradece por ela, sentindo toda a felicidade que esse momento pode te proporcionar. Perceba como a gratidão aumenta a sua confiança.
5) Abençoar
Estamos em mundo onde tudo está interligado.
Nos conectamos uns aos outros de muitas variadas formas. O ar que respiramos, o terreno que pisamos, a água que por um tempo faz parte de nós, nossas emoções e pensamentos, nossos laços afetivos, nossa rede financeira, as informações e o conhecimento que fluem de uns para os outros. Isso sem falar na rede de eventos, causas e efeitos que se espalham por toda a criação a partir de cada ação, de cada decisão e de cada escolha de cada pessoa.
Não nos damos conta que quando diminuímos o sofrimento de alguém estamos também diminuindo o nosso. Quando ajudamos alguém estamos também nos ajudando. Pode ser que isso seja difícil de perceber porque o efeito das nossas ações muitas vezes acontece um tempo depois em algum outro local. Eu te convido a pensar em como as suas ações impactam o mundo de maneira positiva e negativa.
Quando conseguimos abençoar toda a criação vamos além do estado de gratidão e reconhecemos a nossa participação nesse processo que se desenrola de uma forma absolutamente interligada. Essa é uma ótima perspectiva para se olhar para um problema e reconhecer o quanto ele realmente significa.
6) Amar
Quem abençoa uma situação consegue avançar para a etapa seguinte que é o Amor.
Descubra como você pode no meio de toda uma situação ou um sofrimento, despertar o amor dentro de si. Olhe à sua volta e perceba quem você pode amar. Talvez uma planta, um animal de estimação ou uma pessoa. Pode ser uma criança, um parente ou um desconhecido. Faça o amor acordar, ele nos tira de emoções limitantes com raiva, angústia, medo, tristeza, culpa e mágoa.
Ao olhar a vida à sua volta e se permitir sentir o amor, você poderá também amar mais a si mesmo, e assim fica pronto para o último A.
7) Agir
Alguém certa vez já disse que a solução vem através do amor, e através dele você está pronto para tomar as melhores decisões e para descobrir o que fazer, como fazer e qual o caminho a seguir.
Através do amor, conectando-se ao seu coração é possível encontrar um caminho. Talvez para apenas diminuir o sofrimento. Ou quem sabe para transformar a situação e encontrar soluções.
Lembre-se que as coisas mudam, passam e os problemas também irão passar. Através dos 7A’s você pode encarar melhor tudo que te acontece e fluir com a vida.
Experimente e assista também o vídeo onde eu falo desse tema e me conte os resultados!