Ciúme tem solução!
Um pouco de ciúme é natural. Está relacionado com o desejo de proteger o que é seu ou de demonstrar o que é importante para si.
O ciúme é uma emoção que já existe na infância, como ciúme dos seus brinquedos ou ciúme dos irmãos em relação a atenção do pai e da mãe. É uma forma de dizer “eu sou importante” e de mostrar a necessidade de delimitar o seu espaço.
O ciúme que existe em um momento presente, sobre fatos que estão acontecendo diante dos olhos de todos, como por exemplo quando a mãe está amamentando o irmão mais novo ou quando a namorada recebe uma cantada é fácil de ser resolvido pelas pessoas envolvidas. As evidências são incontestáveis.
O problema do ciúme começa quando direciona os pensamentos da pessoa ciumenta em torno de fantasias ou coisas que poderiam ter acontecido, e, pior ainda, quando começa a direcionar suas ações.
É o momento em que a pessoa começa a desconfiar sem motivos ou razões concretas, sem fatos verídicos nem tampouco comprovados distorcendo a realidade conforme suas crenças pessoais.
O passo seguinte pode ser uma busca incansável por provas que nunca são encontradas, deixando uma sensação de que deve haver alguma coisa. Os ciumentos então deixam de viver o amor e transtornam as pessoas a sua volta por conta de muitas suposições.
No caso de casais, não há muito que possa ser feito em relação a comportamentos de pessoas que não fazem parte da relação. Não podemos determinar que ninguém, jamais, dê uma cantada na pessoa que amamos.
Por outro lado, se não confiamos na pessoa amada, não há como trancá-la em um cofre com câmera para se ter certeza de tudo o que ela faz 24 horas por dia.
Ao invés de acreditar que a outra pessoa não é confiável e que mente até que se prove o contrário, que tal acreditar que a pessoa é confiável até que se prove o contrário. Que tal basear o amor sincero e verdadeiro na confiança. Essa mudança nem sempre é fácil pois pode envolver traumas e rejeições vividos em relacionamentos passados.
Quando o ciúme passa a ser uma emoção exagerada, que prejudica a vida do casal, é hora de fazer algo para mudar.
Muitas alternativas existem, e a Programação Neurolingüística é uma delas. Com uma abordagem simples e prática a PNL pode ajudar os ciumentos a encontrarem novamente sua paz interior para que possam voltar a se relacionar de uma maneira saudável e feliz.