Como encontrar motivação para a coisa certa?
Existem aquelas coisas que você sabe que precisa fazer mas não faz. E existem aquelas outras que você deveria deixar de fazer, mas não consegue.
Para que? Essa é a pergunta chave quando estamos falando de motivação.
Quanto maior o esforço necessário para fazer algo, mais esse “para que” precisa ser significativo e desejado. Quando o “para que” é fraco, não justifica muito esforço. Se você quer subir nos picos mais altos e gelados do planeta, precisa se preparar muito e com certeza não é só por conta de uma bela vista. Isso deverá ter uma importância para você correspondente ao tamanho dessas montanhas.
Quando o ganho é muito grande, a motivação vem sozinha. Por exemplo ir a uma festa onde estarão muitos dos seus amigos, é um enorme prazer! Mas como se motivar quando o esforço precisa ser realizado agora e o ganho é só no futuro? Como convencer um garoto de 13 anos a deixar de passar o dia jogando bola e ir estudar, para após muitos anos talvez alcançar os benefícios desse estudo?
Para fazer algo que parece chato e desagradável, é bom ter em mente o tempo todo os ganhos que virão no futuro, e se comprometer com eles. Mas, fica muito mais legal se conseguir vincular prazer ou algum ganho de curto prazo.
A fuga da dor também é motivante, como quando se faz algo que desagrada só para evitar um conflito com outra pessoa.
Para deixar de fazer algo, que traz um ganho, a solução é verificar, de que outras formas se consegue obter isso, deixando de fazer o que não agrada e escolhendo fazer algo muito melhor e que traga o mesmo ganho final. Em que outra atividade você pode trabalhar, que não te pesa tanto trazendo os mesmos benefícios?
E quando envolve tempo, onde o ganho é imediato mas o prejuízo é só lá no futuro, um dia quem sabe? Pode ser muito difícil parar de comer coisas que acarretam problemas de saúde, mas são gostosas, dão o prazer momentâneo. Que tal inverter o jogo? Faça algo que promova prazer imediato, por meio de uma prática saudável!
Existem as ações e as suas consequências, conhecê-las e compreendê-las te leva a encontrar formas de parar de fazer o que não quer mais. Ao mesmo tempo te motiva a fazer o que não conseguia antes.