Como fazer para se programar e se desprogramar!
Fazer coisas de maneira automática e programada é muito útil pois libera a sua mente para se preocupar com outras coisas que necessitam do seu foco. É muito bom ter uma programação para sair de casa, parar para checar se pegou tudo sem esquecer de nada, pensando nos 5 C’s por exemplo: Chave, carteira, celular, casaco e cartão de crédito.
E como fazer para se programar?
Um condicionamento acontece por repetição, e esta pode ser feita mentalmente. Quanto mais você conseguir imaginar a cena com todos os elementos que tem ali, com mais veracidade em relação às imagens e aos sons que estão presentes melhor o condicionamento.
Se você for se programar para tirar o sapato ao entrar em casa, pode fazer isso, imaginando se aproximar da porta, usando a chave para abrir, tirando e guardando o sapato e fechando a porta. Repita umas 10 vezes esse “filminho” na sua cabeça até que sinta que se tornou totalmente familiar. É importante que este filminho seja feito a partir do seu ponto de vista, ou seja, você não se vê entrando em casa, o que você vê é a porta que vai ficando maior na medida em que se aproxima dela, a chave, o sapato. Como acontece de fato ao entrar, você não se vê de fora, você está associado à cena.
Uma vez que se condicionou, você vai se surpreender ao lembrar disso na próxima vez que for entrar em casa.
E como fazer para tirar um condicionamento, deixar de fazer algo que faz de maneira automática, sem pensar?
É sempre mais fácil colocar um condicionamento do que tirar, então pense no que irá fazer ao invés daquilo que não quer mais repetir.
Se você por exemplo guardava os talheres em um armário, mudou para outro e toda vez que precisa vai no armário antigo, então faça o condicionamento indo para o novo, sem se preocupar em descondicionar o antigo.
Se for alguma coisa que você quer apenas parar de fazer, como por exemplo, não comer todo o pacote de salgadinhos enquanto assiste um filme, então vai precisar condicionar uma interrupção, como por exemplo, tomar um copo d’água ou guardar o pacote de salgadinhos.
Essa mesma técnica pode ser usada para se lembrar de algo um única vez. Se vai encontrar uma pessoa e precisa lembrar de dizer alguma coisa a ela, pode repetir umas 10 vezes a cena do encontro, associando à imagem do rosto dela à mensagem que vai dizer. Isso funciona também para lembrar de nomes.
A nossa imaginação é muito poderosa e pode nos ajudar a obter melhores resultados em situações futuras. Quando você, em um certo dia, não alcançou aquilo que desejava porque não teve uma ação, resposta ou comportamento ideais, então pode repassar mentalmente o evento simulando a resposta desejada. Dessa forma você muda a referência do seu “erro” para uma referência de “acerto” e estará mais preparado para reagir da forma desejada em uma próxima vez.
Mesmo para um evento futuro, que não aconteceu ainda, imaginar e repetir várias vezes um comportamento serve de treino para condicionar a sua performance. Pode pensar em várias atuações para escolher uma que vai fazer você se sentir melhor. Nesse caso talvez não tenha a imagem clara do que estará vendo e ouvindo, mas é importante que escolha algum elemento que tenha certeza que estará ali, um objeto, uma pessoa, um pequeno item, qualquer coisa que sirva para compor o seu quadro mental.
Brinque com as repetições, elas vão ajudá-lo a ter mais disciplina, experimente em várias situações e me conte como foi.