Como me aceitar como eu sou?
Cada pessoa se diferencia de algum jeito e isso é o que as torna tão diversas.
Seria muito conservador desejar que todos fossem iguais em suas aparências, ideias e seus comportamentos, assim como é conservador continuar com velhos hábitos que não te agradam e te deixam com uma visão negativa sobre si mesma(o), certo?
O primeiro passo para realinhar suas estratégias de vida, em direção a uma nova conduta, é seu.
Dar início à sua autoaceitação exige que você saiba quais são seus limites, o que é confortável, como suas inseguranças te abalam, como superar cada uma e que tenha ajuda durante o processo.
A mentoria é capaz de incentivar seus esforços e caminhar do seu lado, enquanto uma personalidade única e capacidades internas são descobertas.
Se já se identificou com esse assunto, continue a leitura para entender mais sobre o processo de autoaceitação.
O que é Aceitação?
Estar bem com quem você é e receber as circunstâncias para desenvolver e fortalecer suas emoções define essa palavra.
Assumir suas reais características sem medo da rejeição e da crítica é um ato de coragem, assim, podemos dizer que Aceitar é ter coragem para enfrentar uma luta que é sua e de mais ninguém.
*Contudo, é importante que saiba:
Buscar significados e justificativas para permanecer como estamos pode ser confortável, pois é mais fácil reproduzir comportamentos que já são habituais.
Entendendo isso, daremos o próximo passo para perceber que se aceitar não é o mesmo que se acomodar. Pelo contrário, é agir com inteligência a partir disso e buscar o auto aperfeiçoamento para alcançar objetivos.
Curioso, concorda?
Gostar do que já é e, só depois, ir atrás do que deseja ser?
Sim, pois a consciência sobre seu Eu atual é o que possibilita a projeção do seu Novo Eu, ou seja, possibilita estimar atitudes, sentimentos, pessoas, tudo de acordo com um estado de espírito mais equilibrado. Projetar a si mesma(o) é determinar seu valor, sempre suscetível à evolução.
Aceitar a si mesma(o) não é rejeitar as possibilidades de melhora e auto desenvolvimento, e sim reconhecer suas qualidades e defeitos para tomar atitudes a partir daí. A solução para um problema não existe se ele não for analisado, ou seja, você não consegue mudar algo de que não gosta se não entender o porquê.
O que você sente quando tenta algo novo?
Propor algo “fora da caixinha” pode despertar a insegurança e a autocobrança, o que dificulta dar o próximo passo.
Mas lembre-se de que seus defeitos não são suas fraquezas, assim como fraquezas não são defeitos. Na verdade, ambos são necessários para praticar o contrário, ou seja, para você se aprimorar e se fortalecer.
Por isso, também é preciso buscar significados e justificativas para sair da zona de conforto e dar início a uma nova versão: você já está agindo para permanecer como está, repetindo suas escolhas diariamente. Agora é preciso direcionar essas ações para outro lugar, onde suas expectativas serão projetadas e você poderá visualizar as características que deseja ter.
- A não-aceitação também pode servir como impulso para alcançar uma transformação benéfica, algo que não mude o que há de mais especial em você, sua identidade e qualidades, mas sim aquilo que é oportuno mudar e está te prejudicando de algum jeito.
Qualidades que valem a pena
- Você gosta de fazer o bem pelas pessoas e trata todas com carinho?
Ou prefere dedicar seus sentimentos apenas a quem confia e está presente?
- Esteve muito ausente construindo sua carreira para ter estabilidade na vida e não dedicou tanto tempo a sua família?
Ou participou da maioria dos encontros familiares e priorizou o cuidado com as pessoas ao seu redor?
- Você é uma pessoa discreta e prefere compartilhar poucas informações?
Ou se sente como um livro aberto e, quanto mais souberem e te conhecerem, mais experiências irá viver?
- Tem organização ou prefere deixar as coisas acontecerem e lidar com elas no mesmo instante?
- Tem praticidade ou pensa muito antes de agir?
Todas essas características valem a pena, pois terão efeitos positivos em algum momento.
“Fazemos nossos caminhos e lhes chamamos destino.”
É hora de colher os resultados dos caminhos escolhidos por você, não de culpar-se pelos erros.
“Não gosto da minha aparência”
A solução para esse problema não é óbvia ou simples, mas você pode simplificá-la sendo mais amável consigo mesma(o).
É comum nos basearmos em algum referencial de beleza para julgarmos nossa própria aparência e, claro, em um mundo de estereótipos que correm soltos nas redes sociais e te bombardeiam todos os dias com tutoriais de como ter a pele, o corpo e o cabelo perfeito, a necessidade de encaixar-se no padrão é convincente.
Mas e se você superar isso e prestar mais atenção no que gosta?
“A autoestima é o que há de mais divino no ser humano. Pois, quando nada lhe resta, resta-lhe a si mesmo.”
As pessoas são repletas de beleza, uma beleza que ninguém pode mudar além delas, porque isso está além do que consideram “defeitos”. Isso é muito subjetivo e, se você for seguir o que cada opinião considera bonito, não irá se concentrar no que você considera!
Preocupar-se menos com a opinião das pessoas, e não ficar tentando se encaixar no que “todo mundo curte” pode funcionar, assim como desconstruir crenças que te submetem a baixa autoestima. Lembre-se: estimar a si mesma(o) é determinar o próprio valor, sem depender de padrões.
O que é importante para você?
É sentir-se feliz com suas coisas, com seu próprio jeito de encarar a vida?
Então, aproveite ao máximo cada momento a sós, pois estar em sua própria companhia proporciona momentos únicos, que carregam sua individualidade.
Se está se dedicando aos seus estudos, a sua carreira, ao seu corpo, relacionamento, dentre outras formas de autovalorizar-se sem fazer mal às pessoas, está indo muito bem e fez a escolha certa.
A aceitação é uma escolha
Assim como acordar cedo de manhã, ou fazer uma refeição saudável e seguir um esquema de exercícios, assim como o tempo que você dedica às prioridades da rotina. O que acha de ser a primeira delas?
Aceitar-se é escolher você como o centro da sua atenção, a quem se dedicar verdadeiramente sem medo de “perder tempo” ou deixar coisas e pessoas mais importantes de lado.
Faça seu melhor
Mas primeiro encontre-o dentro de você, pois ele não está nas horas a mais que você passa cumprindo tarefas, ou praticando atividade física em excesso para compensar o final de semana, ou demonstrando para quem te segue nas redes sociais o quanto está bem, produzindo e se atualizando constantemente sem descansar, ou tentando impressionar alguém com palavras, assuntos, roupas e estilo que não são seus, que não representam sua verdade.
Seu melhor não está fora, está dentro.
Amor e responsabilidade
Você verá que sua iniciativa é um passo muito importante, mas não único. A constância dará início a um novo estilo de vida, dessa vez mais responsável e amoroso, pois Amar é Aceitar para Transformar e ter consciência de seus erros e acertos, entendendo que ambos fazem parte da sua construção.
Reconhecimento e admiração são dois sentimentos que serão alcançados no decorrer das nossas sessões.
Sua história é de sua autoria e o que você permite te ajudar também está sob seu controle.
“É uma perfeição absoluta, como que divina, o sabermos desfrutar lealmente do nosso ser.”
Considere a mentoria como uma alternativa prática na busca por seu crescimento pessoal e profissional. Juntos, podemos acelerar essa etapa da sua vida.
Faça essa escolha por você e agende sua sessão!
O que acha de acompanhar mais sobre esse tema no meu Instagram? @paulsanner.pnl
Vamos conversar?
Clique no ícone do Whatsapp e você será direcionada(o) para a conversa.