DOMINE SUAS DÍVIDAS
Tem gente que sai gastando sem se dar conta e a cada final de mês se depara com uma dívida crescente. Existem pessoas que vivem endividadas. Algumas vezes foram circunstancias difíceis que levaram a isso, mas muitas vezes é a simples falta de planejamento.
Saber como e onde você gasta pode ser a sua salvação. E para isso não tem como se livrar do registro. Se você está em uma situação assim, vai precisar marcar tudo o que gasta, o dia, onde e quanto gastou.
Muita gente se surpreende ao fazer esse registro e perceber onde vai tanto dinheiro. Com o tempo vai se disciplinando e passa a gastar somente aquilo que pode mesmo. Lembre-se de marcar também os gastos com as taxas bancárias e se for o caso com os juros.
É comum as pessoas comprarem por impulso, dominadas por emoções. Existem técnicas de vendas amplamente utilizadas para fazer com que as pessoas comprem. Se você costuma comprar coisas inúteis e se arrepende ao chegar em casa com algo que não precisava, então vale a pena fazer uma reprogramação na sua forma de comprar. Um bom conselho é nunca comprar nada que não tenha sido pensado antes. Tenha uma lista do que realmente necessita, em ordem de prioridade. Faça uma pesquisa e ao lado de cada item coloque o valor adequado a ser pago pelo item. Faça um levantamento de suas contas e determine quando poderá comprar esse item. Quando ficar tentado a comprar algo, compare a necessidade disso com o primeiro item da sua lista e verifique se está disposto a adiar a compra desse primeiro item. Assim, fica mais fácil dizer não para aquilo que não é importante e que você só compra devido a uma promoção qualquer.
De toda forma, para mudar uma situação de dívida, os gastos devem ser sempre menores do que os ganhos. Conheci pessoas que ficaram um tempo sem usar cartão, usando apenas o dinheiro da carteira para “aprender” a comprar com consciência.
Além disso você pode fazer um levantamento das suas crenças sobre dinheiro, prosperidade e abundância e verificar se alguma delas está travando o seu caminho em direção ao sucesso! Se não quiser fazer isso sozinho entre em contato e trabalharemos a sua questão em sessões de reprogramação de crenças limitantes.