Concurso e Vestibular – Escolha a emoção que você quer!
Para estudar e fazer provas é preciso estar calmo e confiante, mas também ter atenção e concentração. Criatividade e flexibilidade também são úteis, principalmente para uma prova dissertativa.
Que tal ter todos esses recursos à sua disposição?
Para acessar um recurso é muito simples, lembre-se de uma vez que teve esse recurso. Por exemplo um momento positivo da sua vida em que sentiu “confiança”. Reviva mentalmente esse momento, vendo, ouvindo e sentindo o momento. Identifique a sensação de “confiança” em você e associe está sensação dizendo a você mesmo a palavra “confiança”.
Faça a mesma coisa com “calma”, “atenção” e “concentração” ou com outros recursos que são importantes para estudar ou na hora da prova. A cada vez, lembre-se de associar a sensação com a palavra, isso irá ajudá-lo a voltar facilmente nessa sensação na hora de estudar ou fazer a prova, dizendo a você mesmo essa palavra. A forma como você diz a palavra deve ser a mesma, se quando fez o exercício você disse “calma”, bem devagar, na hora que quiser ter calma, diga a palavra também devagar, da mesma forma.
Assim, fica fácil utilizar esses recursos. Quando precisar, respire profundamente uma vez e depois diga a você mesmo as palavras que estão associadas a um estado emocional de excelência. Assim você pode alterar e escolher as suas emoções!