Vestibular e Concurso – Estudar ouvindo música?
Enquanto algumas pessoas precisam de silêncio e concentração para estudar, outras gostam de estudar ouvindo música. Tem aquelas que estudam em voz alta. Outras preferem estudar andando pra cá e pra lá ou não largam a caneta. Algumas pessoas fazem quadros e anotações da matéria e penduram na sua frente para poder visualizar.
Muitas são as estratégias de estudar, cada uma delas é baseada em algum aspecto sensorial. Pode ser visual, auditivo ou cinestésico, quando envolve o corpo através do tato e do movimento.
Pessoas que memorizam facilmente imagens, costumam se lembrar do lugar na lousa em que uma fórmula foi escrita e a cor do giz. Pessoas com facilidade auditiva, lembram-se de cada palavra que foi dita e da voz do professor, se era grave ou aguda, rápida ou lenta e costumam dizer: “- Eu posso ouvir ele falando, como se a aula estivesse acontecendo agora”. Pessoas que utilizam movimentos podem, por exemplo, mexer os dedos enquanto se lembram da matéria.
Além de descobrir a sua forma eficiente de estudar, verifique que outras maneiras funcionam para você. Faça uma experiência combinando diferentes estratégias e veja se dá um bom resultado. Se você usa uma estratégia visual, talvez possa combiná-la com algum som ou movimento. Use sua criatividade e busque algo que lhe dá alegria, que traz bem estar. Se você gosta de desenhar, faça desenhos do que aprendeu. Se gosta de contar histórias, fale com alguém ou com você mesmo sobre o assunto; nesse caso, use suas próprias palavras e não as do livro ou do professor. Muitas vezes um resumo com tópicos ajuda muito a memorização.
Não existe uma regra que sirva para todos, é legal que cada um saiba qual a sua melhor estratégia para cada matéria e que explore diferentes formas de aprendizado e memorização.