Liberte-se do passado!
Por Paul Sanner
Muitas pessoas vivem suas vidas presas ao passado, presas a eventos marcantes que aconteceram. Saudade de pessoas queridas, lembranças de uma viagem ou de fases da vida maravilhosas que viveram. Mas também, eventos dolorosos, traumas e crenças decorrentes de situações problemáticas.
Nossa mente naturalmente aprende com os eventos vividos, e naturalmente classifica as coisas como boas ou ruins, úteis ou inúteis, alegres ou tristes, etc.
Cada coisa que acontece em nossas vidas deixa um registro, um aprendizado, um pensamento e uma emoção.
Desde que nascemos, ou até mesmo em útero, criamos registros e associações que formam o conjunto de nossas experiências. Nós somos o resultado de tudo aquilo que passamos. Então, como nos libertarmos do passado, quando este nos perturba nos dias presentes?
Um bom começo para lidar melhor com experiências marcantes é reconhecer e aceitar o que aconteceu com um olhar honesto. Reconhecendo também as marcas e as emoções que existem até hoje em decorrência do que foi vivenciado.
Cada coisa vivida deixa os seus aprendizados. Eu gosto de pensar em pelo menos três aprendizados que os eventos me deixaram e penso que cada coisa que me aconteceu, por mais dolorosa que tenha sido, deixou bons aprendizados e me fizeram uma pessoa melhor.
Encontrar uma explicação que faça sentido para você a respeito de um evento do seu passado também ajuda a arquiva-lo e a não se sentir mal quando lembrar dele de novo. Uma frase que coloca um ponto final na história. Que permite, ao lembrar do ocorrido, que você siga em frente, livremente.
Para que serve o passado?
Com certeza não é para ficar sofrendo o resto da vida, então que tal encontrar um sentimento positivo que faz você se sentir bem ao recordar o que te aconteceu.