O passado é um aprendizado e o presente uma oportunidade.
Você se dedica ao presente ou se prende ao passado?
Provavelmente existiram alguns momentos que você gostaria de ter aproveitado mais, mas seus pensamentos estavam presos em outro lugar.
Se suas memórias não são como você gostaria e não é possível recuperar esse tempo “perdido”, com certeza está ao seu alcance começar a criar bons momentos a partir de agora.
Mesmo que seu passado tenha um papel fundamental em sua identidade, a mentoria pode te ajudar a compreender melhor o que está te incomodando para resgatar e reorganizar seus objetivos, guiando seus passos para se tornar quem quiser ser!
Sua consciência é muito importante neste processo: ela te diz o que fazer de acordo com um senso de certo ou errado, criado a partir de suas recordações, experiências e de seus arrependimentos, assim como gratidão.
Sua consciência aprende com o passado e te ensina a agir no presente para planejar seu futuro. É ela que permanece com você independente de quanto tempo já viveu. Por isso, cuidar do seu hoje e criar os melhores momentos, para ter boas memórias amanhã, pode te deixar mais satisfeita(o) com sua história e manter uma consciência livre de arrependimentos, uma consciência limpa.
Quer entender mais sobre esse assunto, quais emoções estão envolvidas e como nossas sessões podem transformar em expectativas e fazer com que você supere suas frustrações?
Continue a leitura!
O passado é feito do que você não aceita, mas não consegue mudar
Esse é realmente um problema ou uma oportunidade para dedicar-se ao Hoje?
Se você se cobra pelo que deveria ter feito, dificulta os momentos que pode aproveitar nas condições em que está agora!
Muitas pessoas desejam voltar no tempo e fazer tudo diferente, mas existem limites que, se ultrapassados, podem afetar a atual realidade. Elas não percebem que o apego a “e se eu tivesse dito”, “e se eu não tivesse feito” interferem no “eu ainda posso dizer”, “ainda posso fazer diferente a partir de agora”.
Perdoar seus erros é seguir em frente e acreditar no seu melhor
A forma como uma pessoa associa seu erro à impossibilidade de acertar de agora em diante pode impedir novos planos e caminhos, mas não é porque um caminho deu errado que outros também irão dar.
Perceba, você está prolongando um sentimento de culpa e fechando os olhos para outras possibilidades em vez de aproveitar e expandir seu potencial; não enxerga que errar é necessário para fazer melhor na próxima vez.
Existem qualidades das quais você pode se orgulhar. Pequenas atitudes ruins não resumem toda sua história e não definem seu passado, muito menos seu presente.
Vivendo o presente de um jeito único e especial, em um dia de cada vez e com aprendizados cada vez mais gratificantes, você irá perceber que, aos poucos, está colecionando boas memórias e se orgulhando delas.
Use seus erros como uma oportunidades para corrigir, melhorar seus comportamentos e tente não cometê-los novamente.
As pessoas felizes lembram o passado com gratidão, alegram-se com o presente e encaram o futuro sem medo.
Você é feliz ou sente que o passado está te impedindo de viver?
Considere qual situação mais prende seus pensamentos e tente reconhecer qual sentimento ela provoca em você.
Existem algumas situações comuns na vida das pessoas, mas bem difíceis de lidar sem o apoio necessário:
- desde as mais “simples”, como uma queda na infância, que hoje faz com que sintam medo daquela aventura e achem que “o tempo pra isso já passou”; o desequilíbrio na bicicleta ou em um lugar muito alto, por exemplo; aquela comida ruim que uma pessoa provou, ou a obrigavam a comer, e hoje faz com que ela sinta enjoo só de olhar, não importa quem cozinhe;
- até situações mais complexas, como uma traição, que pode fazer com que as pessoas desacreditem na capacidade de ter um relacionamento duradouro; a perda de alguém, que provoca uma insegurança ou um medo constante em relação a quem tem perto de si; ou erros que elas cometeram com alguém muito importante, seja mentir, omitir palavras e sentimentos, ficar distante, ofender e até trair…
Tudo isso pode acabar bloqueando expectativas atuais e fazer com que as pessoas nem tentem resgatar memórias ruins para superá-las, ou recompor suas emoções traumáticas. Se você está passando por isso, saiba que a abertura para conversarmos, expor seu passado e entender seus problemas é segura e depende de sua decisão. Essa pode ser sua vez de desapegar do que está te atrasando!
Como deixar o passado para trás?
Se acha que já tentou de tudo e pensa em desistir, saiba que as possibilidades de mudança são infinitas, basta encontrar aquela que melhor represente seus interesses, reflita sua personalidade e transforme sua percepção.
Se quer viver o hoje, precisa acreditar em sua capacidade de agir agora, não pensar no que não foi ou no que ainda pode ser. A instabilidade do que você quer controlar, mas não consegue, faz com que perca sua realidade, a única que pode realmente transformar.
Saiba que a vida é uma passagem e existem coisas que ficam, mas também o que permanece com você: sua consciência. Ela define se as chances foram aproveitadas, se você teve momentos felizes e transforma memórias em lembranças, ou seja, registros em emoções. Depois de algum tempo, o resultado será uma consciência leve, livre e limpa por ter aproveitado não tudo: conhece o “Quem tudo quer, tudo perde”?
Digamos que criar muitas metas pode desviar sua atenção ou fazer com que oportunidades realmente importantes sejam perdidas. Então, aproveite o possível para se orgulhar de seus esforços sem se sobrecarregar e sempre estar presente.
Use suas lembranças com sabedoria
O que você viveu não deve ser apagado e descartado. Pelo contrário, quem se tornou hoje é resultado de todos os eventos que moldaram suas experiências. Sem eles, talvez você nem estaria lendo sobre isso ou considerando seguir em frente e realizar um sonho antigo, por exemplo, que se arrepende de ter deixado para trás.
Mas não se apegue a isso ao ponto de fechar os olhos para novas oportunidades.
Use suas lembranças para reforçar seu aprendizado e lidar com situações atuais!
O presente não é um passado em potência, ele é o momento da escolha e da ação.
Dando abertura para contar sobre traumas, tristezas, arrependimentos, perdas e recuperando seus esforços, a mentoria pode fazer com que você enxergue suas capacidades e te acompanhar em todo o processo.
Você é mais forte do que pensa, afinal, chegou até aqui, certo?
Pode viver a vida inteira que ainda tem pela sua frente e isso depende das escolhas que faz hoje.
O presente é um presente. É o tempo de que temos certeza e onde/quando podemos agir!