Passado é passado! Viva sem culpa e sem arrependimento.
Além das preocupações em relação ao futuro que nos tiram do momento presente, pensamentos ligados ao passado também tem esse poder.
A culpa é um sentimento que tira o sono de muita gente.
Imagine aquele menino de 12 anos que chegou da rua e entrou correndo na casa dos avós, esbarrou na cristaleira e derrubou um copo de cristal de uma coleção do século XVI. O copo se quebrou em muitos pedaços e o avô brigou com o menino. Não há mais nada que se possa fazer. Não é possível colar o copo e um copo colado não é mais a mesma relíquia. O menino sente-se culpado em relação ao ocorrido, principalmente quando vê a sua avó entristecida.
A culpa está relacionada a algo que fizemos e que pensamos que deveríamos ter feito diferente. Quando podemos reparar o dano, ótimo, mas, quando não podemos, pode ser bastante sofrido.
Em PNL dizemos que todo comportamento tem uma intenção positiva. Reconhecer essa intenção é o primeiro passo para nos libertarmos do passado. No exemplo, a intenção do menino certamente não era de quebrar o copo. Talvez sua intenção fosse de chegar logo para contar ao avô as últimas novidades.
Reconhecendo a nossa intenção podemos nos lembrar de que não temos “bola de cristal” para prever o futuro, então, precisamos viver para ver o presente se desenrolar na nossa frente. E quando olhamos para o passado e reconhecemos que deveríamos ter feito algo diferente, significa que aprendemos alguma coisa e evoluímos.
Quando essa aceitação do passado ainda não é suficiente para livrar a pessoa da culpa, então é importante que ela olhe por um momento para o futuro e pense em como pode utilizar esse aprendizado “doloroso” para tornar as coisas diferentes no futuro, para que o futuro dela e de outras pessoas possa ser melhor.
É como se disséssemos para nós mesmos e para o Mundo: – Olha, eu passei por isso, mas não foi em vão. Graças a isso que passei eu posso, a partir de agora, ser uma pessoa mais consciente e realizar alguma coisa boa.
Tomando uma decisão consciente podemos nos conectar ao momento presente e ter de volta as rédeas da nossa vida em mãos. O nosso grande poder está no agora e não em um futuro que ainda não aconteceu ou em um passado que não pode ser modificado.
Se você fosse o menino do exemplo o que você faria para se libertar da culpa?