Mantenha sua paz interior!
Muitas coisas podem tirar a paz, coisas reais e concretas que acontecem no dia a dia, mas muitas vezes é a própria pessoa que é responsável por se perturbar. A paz é um objetivo para todo o mundo, mas ela começa dentro de cada pessoa.
O passado pode ser uma dessas fontes de perturbação, quando você não aceita o que aconteceu devido a expectativas e ideias pré concebidas sobre o que deveria ter ocorrido, de como as coisas deveriam ter sido. Mas o passado não pode ser refeito, o que aconteceu já não está mais a seu alcance. É necessário encontrar novos significados para os fatos, novas imagens para ficarem na memória, novas frases e guardar os aprendizados para que sirvam de guia em situações futuras.
O presente tira a paz quando você não se conforma que as coisas são como são. Se há algo a ser feito então faça mas quando não há nada a se fazer então busque verificar o que está sob seu controle, o que está a seu alcance para mudar, como você pode em médio ou longo prazo se colocar em uma nova situação.
Pessoas que agridem com ações ou palavras ajudam muito a criar a discórdia. Às vezes querem impor a sua verdade aos outros a qualquer custo, ou fazem cobranças exageradas querendo que as coisas sejam do seu jeito. Não adianta querer mudar os outros, é o caso de ver quanto vale a sua paz interior para decidir continuar aguentando uma certa situação ou se afastar.
O futuro também tira a paz, quando preocupações fantasiosas criam cenários improváveis causando medo, ansiedade ou desmotivação. Lembre-se em focar mais naquilo que você quer, em colocar sua energia e atenção no que está a seu alcance para direcionar as coisas da maneira pretendida. Deixando também aberta a possibilidade das coisas não saírem como você queria, ou seja, aprendendo com o processo. Afinal de contas assim é a vida, não existe bola de cristal que diga como será o futuro.
Então se a algo a fazer para recuperar a sua paz, então faça. Se não há nada de imediato a ser feito pense em ações futuras, planeje a sua rota. Ao mesmo tempo mude seu diálogo interno para que te favoreça, encontre novas verdades e significados. Se necessário, mude suas exigências, vontades e desejos e principalmente suas expectativas sobre si mesmo e sobre os outros.
Se o que tira a sua paz é um objetivo muito grandioso, então divida ele em partes de modo que possa lidar em paz com cada etapa.
Quando não tem jeito mesmo, é o caso de encontrar a sua paz interior dentro de si, em um outro nível que não depende da situação na qual se encontra, pode ser um nível mais elevado ou mais profundo, dependendo de como gosta de chamar. Mas um nível no qual você sabe que o mundo exterior é passageiro, que as coisas não permanecem da mesma forma, que tudo muda e portanto não vale a pena colocar tanta importância nele.
Seja como for, é fundamental encontrar sua paz interior para poder acessar os seus melhores recursos e lidar melhor com os desafios da vida. Além de tudo, à partir de si, você promove a paz no mundo.
Para casos mais difíceis em que a pessoa sozinha não encontra sua paz interior, eu ofereço sessões transformadoras de programação neurolinguística. Fique à vontade para entrar em contato e compartilhar sua história.