QUANTO ESFORÇO VALE O SEU SONHO?
Motivação vem da resposta a pergunta: Para que?
Para saber se você está muito ou pouco motivado a fazer alguma coisa, se faça essa pergunta:
– Para que faço isso?
Quando o “para que” é forte, então é mais garantido que você vá realmente fazer o que se propõem.
Para realizarmos alguma coisa precisamos de energia, de pensamentos, de ações, ou seja, esforço. A mente faz uma comparação entre o esforço despendido e o benefício alcançado. Se for muito esforço para pouco benefício, nós simplesmente não fazemos.
Ocorre que às vezes achamos que algo vale muito a pena ser feito e não compreendemos como não conseguimos realizar. Arrumamos desculpas, procrastinamos, esquecemos e não damos a devida prioridade. Nesse caso pode ser que você aprendeu que “tem que” fazer algo, mas na realidade não quer, e não vê benefício nisso. Pode ser que alguém te convenceu a fazer algo, e que você acha que será bom, mas o seu senso de “verdade interior” não concorda. Seja como for, é hora de parar, respirar algumas vezes, olhar para dentro de si e se perguntar: – Eu quero realmente isso? O benefício que eu alcanço com isso é algo que eu realmente valorizo? De um a dez, quanto isso tudo realmente importa? O que alcançar esse objetivo vai verdadeiramente me trazer de bom?
Quando atendo uma pessoa com dificuldade em se dedicar ao aprendizado de um idioma estrangeiro, eu pergunto: – Onde e quando especificamente você quer ou precisa usar o idioma?
Muitas vezes não tem resposta. Como se motivar em fazer um esforço para algo que você realmente não sabe se vai precisar? Talvez algum dia será necessário em alguma viagem ou entrevista de emprego, mas talvez não. Você pode viajar sem falar o idioma do local e pode arrumar um emprego no Brasil só falando português e tudo bem.
Quando você sabe o que um determinado esforço vai te trazer de resultado, e entende de maneira sincera o quanto esse resultado é importante para você, fica mais fácil se empenhar e fica mais fácil também comparar com outras possibilidades e seus respectivos resultados, para então escolher o melhor. Assim, você vive com mais consciência, sem perder tempo nem energia com aquilo que não interessa de verdade e dedicando sua vida ao que realmente importa.
Esse é o caminho para realização pessoal.
Quanto esforço vale o seu sonho?