Seu ambiente de trabalho é saudável?
por Paul Sanner
O comportamento individual e as relações contam muito. A convivência exige sempre uma predisposição a compreender até onde vão os seus limites e o das outras pessoas. O que é mais saudável, uma cultura que promove competição ou colaboração?
Podemos ter um ambiente sério ou um ambiente alegre. Existem lugares em que fazer piada e cantar pode ser muito bem visto. Em outros se requer uma absoluta concentração. Uma cliente relatou que as pessoas a sua volta no trabalho eram muito alegres, falavam alto e davam muita risada ao longo do dia, a ponto de atrapalhar. Mas ela preferia assim, a estar em um lugar com pessoas caladas.
Na cultura brasileira o bom relacionamento com colegas de trabalho é fundamental para um bom rendimento da equipe. Em países com outras culturas, como a japonesa por exemplo, a tarefa que precisa ser feita é muito mais valorizada e as amizades estabelecidas muito pouco, quando comparado a países latinos.
Ambientes de trabalho com maior criatividade e flexibilidade, onde não há exigência de horário, onde cada um pode levar o seu animal de estimação, pertences e outras coisas, muitas vezes parecem ser mais saudáveis. No entanto, depende de como cada pessoa enxerga essa situação.
Um local bonito costuma ser valorizado mas nem todo mundo observa isso. Pode ser importante para algumas pessoas ver a luz do dia e para outras não. Em um escritório podemos considerar a beleza, a temperatura, a ventilação, a iluminação, as instalações que levam em conta ergonomia e equipamentos de segurança quando necessário. Além de limpeza e condições de higiene.
Área disponível e decoração precisam ser lembrada, já que podem transformar um espaço árido em aconchegante. Têm pessoas que gostam de sentar sempre no mesmo lugar, ter sua mesa e suas coisas, mas existem empresas que não têm postos fixos de trabalho, e sim lugares rotativos, com turnos que aproveitam as mesmas instalações. Há quem não se importa onde fica, mesmo que mude a cada dia.
Um local saudável precisa de organização. Isso implica no fluxo de pessoas, materiais e distâncias percorridas. Além de painéis informativos, sinalização, placas, acessos individuais a áreas específicas; regras de comportamento e valores.
O ambiente de trabalho é de fato um item muito importante a ser levado em conta na comparação entre duas ofertas de emprego. É importante você se conhecer e compreender em que tipo de ambiente se sente bem e qual seu nível de adaptação ou tolerância. Isso com certeza vai ajudar muito na hora de encontrar o seu lugar.