VIVA COM PROPÓSITO
Você está vivendo a sua vida com intenção? Ou você está simplesmente vivendo sem pensar?
O dia, a semana, o mês, tudo parece que passa tão rápido. Muita gente está sempre correndo para dar conta e para realizar suas obrigações, sem questionar sobre estar feliz ou não.
Que tal compreender o que realmente importa e fazer com que as coisas aconteçam de propósito na sua vida?
Leia este texto, veja o que é necessário e descubra mais sobre si mesmo.
Eu proponho 3 parâmetros básicos aqui, para você começar.
ÁREAS DA VIDA
O primeiro e o mais fácil se trata de elencar as áreas da sua vida, aquelas que são importantes, e dar uma nota para si mesmo de como você está indo em cada uma.
Exemplos de áreas importantes da vida:
- Saúde
A área de saúde pode ser subdividida em saúde física, mental e emocional.
- Trabalho
Em relação à área de trabalho, pode ser ou não uma atividade remunerada.
- Finanças
Finanças diz respeito a administrar bem os recursos financeiros; saber gastar, menos do que se ganha ou investindo; fazer uma boa gestão dos investimentos e patrimônio.
- Desenvolvimento pessoal
Desenvolvimento pessoal diz respeito a estudos, aprendizados e à evolução: graduação, diplomas, desenvolvimento de inteligências, por exemplo: inteligência lógica, linguística, interpessoal, intrapessoal, corporal, espacial e musical.
- Espiritualidade
Espiritualidade pode referir-se a uma conexão com algo maior (com Deus), estar relacionada com religião, ou pode representar uma conexão com a natureza, o planeta e o universo.
- Relacionamento amoroso
- Relacionamento familiar
Os relacionamentos podem ser mencionados em uma área apenas, subdivididos em três ou mais. Algumas pessoas têm atividades que colocam os filhos em uma posição de relevância social, priorizando e separando-a dos outros relacionamentos sociais.
- Amigos
- Lazer
Sobre a área de lazer, pode ser que alguém queira direcioná-la para viagens ou cultura.
- Contribuição
Na área de contribuição, consideramos o quanto a pessoa colabora com as pessoas à sua volta de forma direta ou indireta. Seja por meio de obras sociais, doações materiais, dedicação do tempo a alguma causa, ou orando pela paz no mundo, por exemplo.
Faça a sua própria lista, com tudo que considera mais importante, e numere de 1 a 10 cada área:
- indique 1 para ruim, pouco desenvolvida, que deixa muito a desejar;
- indique 10 para excelente, bem desenvolvida, que está do jeito que você quer e trazendo bons resultados.
A partir dessa avaliação você começa a entender o que não está bem, precisa de mais atenção e o que está indo bem e pode continuar assim. Talvez você se surpreenda com alguma área que nem julgava tão importante.
VALORES PESSOAIS
O segundo parâmetro é os seus valores pessoais.
- Aqui vai a dica: indique até 10, os que você considera mais importantes, coloque-os em uma lista, em ordem de importância, e responda abaixo de cada um por que escolheu esse valor.
Eu sempre escolho a Paz em primeiro lugar. Para mim, a paz é a base da construção da vida em comunidade. Pode ser que a pessoa não ame o próximo, mas se conseguir conviver em paz com ele, em paz com as diferenças, será um primeiro passo.
Para ajudar, fiz uma lista de alguns exemplos de valores. Fique à vontade para acrescentar outros que não mencionei:
Aceitação Alegria Altruísmo
Amizade Amor Apreciação
Aprendizado Autenticidade Autonomia
Bondade Colaboração Conexão
Companheirismo Compaixão Competência
Compreensão Compromisso Comunidade
Confiança Consciência Contribuição
Coragem Criatividade Dedicação
Determinação Disciplina Dignidade
Empatia Entusiasmo Esperança
Espiritualidade Excelência Fé
Fidelidade Flexibilidade Fraternidade
Generosidade Gratidão Honestidade
Humildade Igualdade Independência
Integridade Justiça Liberdade
Lealdade Maturidade Objetividade
Otimismo Paciência Paz
Perseverança Prazer Prudência
Resiliência Responsabilidade Respeito
Riqueza Sabedoria Saúde
Sinceridade Solidariedade Tolerância
MISSÃO E PROPÓSITO DE VIDA
Eu chamo de missão algo amplo e abrangente e chamo de propósito algo bem específico, sobre como você escolhe realizar a sua missão.
Um indivíduo que tem como missão ajudar o próximo pode ter como propósito ser enfermeiro, médico, assistente social, bombeiro, advogado etc.
Alguém que tem como missão educar pode ter como propósito ser professor, palestrante, escritor, jornalista ou qualquer outra especialidade, dedicando-se a ensinar e passar conhecimentos.
Uma pessoa pode ter como missão limpar os oceanos, retirando todo o plástico. O propósito dela pode ser juntar uma equipe e angariar fundos para construir um equipamento que faça isso, retirando aos poucos, até chegar em tonelada por tonelada. Em algum momento, essa pessoa pode ter como propósito limpar algum rio para não poluir os oceanos.
Pense primeiro apenas na sua Missão, algo grandioso que faz sentido para você. Se dedique a isso sem se preocupar com a possibilidade, nem com como fazer. Só depois que você tiver isso claro, irá pensar em como realizar um pouco dessa missão. É assim que irá descobrir o seu propósito.
Como o passar do tempo o propósito pode mudar, em função das circunstâncias da vida, mas a sua missão continuará encontrando um caminho para se realizar.
Algumas pessoas nascem com uma missão e tem clareza sobre ela desde muito cedo. Outras passam uma vida sem compreender o que estão fazendo aqui, na Terra. Se você não sabe qual é a sua missão, pode começar escolhendo uma que faça sentido pra você.
TOME NOVAS DECISÕES
No início dos anos 2000, eu encontrei a minha missão de vida: ajudar as pessoas através da PNL – Programação Neurolinguística. Isso me fez largar o emprego de engenheiro e iniciar o trabalho de Mentoria.
Eu queria ver a transformação na vida das pessoas e fui guiado pelos meus valores, como compaixão, colaboração, empatia e objetividade. Eu sabia o quanto a PNL havia transformado a minha vida, resolvendo minhas questões pessoais e traumas de infância, e queria muito proporcionar o mesmo para outras pessoas. Ao mesmo tempo, fiz uma avaliação das áreas e não foi difícil perceber que eu passava tempo demais trabalhando, que as outras áreas haviam sido deixadas de lado.
A mudança de rumo foi uma excelente oportunidade para criar novas prioridades.
Quando você tem muita clareza sobre esses três parâmetros, a sua vida começa a tomar uma nova direção. Todos eles norteiam as suas escolhas e decisões. Movem, motivam, geram entusiasmo e dão sentido à sua existência.
Uma pessoa que está só assentando tijolos em um muro jamais terá a mesma motivação e o mesmo empenho daquela que está construindo um castelo, tijolo por tijolo.
- As áreas da vida nos lembram que fazemos parte de algo muito maior, que precisamos olhar para os vários aspectos práticos da nossa existência em comunidade; que precisamos estar bem em cada uma para realizarmos a nossa missão com excelência.
- A sua missão traz o chamado para sua alma. O seu propósito guia para realizar esse chamado.
- Os seus valores de vida norteiam a forma como você irá realizar isso, como serão concretizadas as suas ações. Uma pessoa que valoriza a dedicação, a fé, a colaboração, a criatividade e a resiliência pode ter mais facilidade em vencer os desafios que a sua missão traz.
As pessoas me procuram para ajudá-las nesse processo. E com as sessões de Mentoria de Vida, realizadas por videochamada, eu tenho ajudado pessoas ao redor de todo o mundo a encontrarem o que realmente importa na vida delas, a viverem com intenção, criando, dessa forma, um mundo melhor.